quinta-feira, 10 de março de 2011

A Filosofia e o Cinema Religioso


Nesta sexta-feira, dia 11 de março, terá inicio o II Ciclo de Cinema do Departamento de Filosofia da UFPel, intitulado "A Filosofia e o Cinema Religioso". Serão 40 obras cinematográficas a serem exibidas ao longo do ano de 2011, divididas em três blocos temáticos: I - O Conflito espiritual (predestinação, renúncia, expiação, ascese); II - A Convicção Religiosa (crença, dogma, heresia, fanatismo); III - O Percurso Interior (impermanência, sofrimento, aceitação, transcendência).

As sinopses de cada filme foram elaboradas de modo a fornecer tanto uma apresentação da obra quanto do tema nela abordado. O Ciclo percorrerá praticamente todas as grandes tradições religiosas, privilegiando a abordagem do Cristianismo - religião que impregnou a civilização ocidental e alvo maior de reflexão ao longo da história da filosofia.

O Ciclo de Cinema, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação de Luís Rubira, ocorre todas as sextas, 20hs, no Centro de Integração do Mercosul. As senhas para assistir o filme devem ser retiradas no dia da sessão, em horário comercial, na secretaria do Centro de Integração do Mercosul (Rua Andrade Neves, 1529). A entrada é FRANCA.

2 comentários:

Unknown disse...

Tem algum link p/ saber que filmes vão passar?

Rodomar Ramlow disse...

Oi Vivi, desculpe a demora, mas consegui um link com a programação e todos os filmes só agora: http://ccs.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2011/03/folder_verso1.pdf
Abraço.