segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ser Igreja Hoje


O Projeto Metanóia realizou nos dias 04 e 05 de dezembro um mini seminário com o tema Ser Igreja Hoje.
Com vídeos, textos e muita conversa se refletiu sobre alguns movimentos eclesiásticos contemporâneios, especialmente a chamada igreja emergente. É louvável que os cristãos encarem o desafio de exercitarem modelos e propostas relevantes para a sua época e cultura. No entanto, isso não significa absorver acriticamente qualquer modelo pelo simples desejo de ver a 'casa cheia'. Devemos ser flexíveis quanto a cultura, porém, conservadores na teologia, lembrando sempre de que o Evangelho é a essência.
Não é função de uma denominação em si ou mesmo daqueles se declaram cristãos ditarem regras de comportamento para o mundo. A nova vida operada pelo Evangelho acontece no relacionamento com Deus pela oração e leitura da Palavra bem como na comunhão profunda com os irmãos na fé.
Declarar guerra às religiãos ou às instituições reivindicando liberdade pode parecer moderno e subversivo. Porém, todo e qualquer movimento, para sobreviver, inevitavelmente acabará se institucionalizando, criando a sua própria estrutura. Cabe o bom senso e a busca por discernimento entre o essencial e o secundário.
Concluindo, o desafio para sermos igreja no Brasil urbano do século XXI não depende de nenhum grande mistério e nem exige fórmulas mirabolantes. Comecemos importando-nos realmente uns pelos outros. E, que os nutrientes para a nossa saúde espiritual sejam buscados no estudo sério e comprometido com o Evangelho.

Nenhum comentário: